Um novo residente tem atraído a atenção dos habitantes de Brasília. Após três anos, o Zoológico da cidade volta a contar com uma zebra em seu elenco. Trata-se de um macho chamado Ailin, que chegou ao zoológico no dia 12 de julho. Originário de um zoológico em Cotia (SP), Ailin é uma zebra-da-planície, uma espécie em perigo de extinção.
Adaptação
A introdução de um novo animal no zoológico envolve mais complexidade do que se imagina. O animal precisa se adaptar ao novo ambiente e aprender a lidar com a presença dos visitantes. No entanto, Ailin parece ter se ajustado rapidamente, já se aproximando da cerca em apenas duas semanas, permitindo que o público admire sua beleza.
A zebra-da-planície é uma espécie nativa de algumas áreas da África, mas Ailin nasceu em um criatório no Texas (EUA), em 2021. Sua dieta consiste em vegetais, como alfafa e cenoura. Nos primeiros dias em Brasília, Ailin recebeu a alimentação em uma área mais afastada do recinto para evitar estresse com a presença dos visitantes. Com o tempo, a comida passou a ser distribuída em outras partes do espaço onde ele reside.
"Esse processo faz parte da adaptação ao ambiente, simulando seu habitat natural, onde ele se move para se alimentar", explica Wallison Couto, diretor-presidente do Zoológico de Brasília. Ele acrescenta que esse método ajuda no tratamento do animal em caso de doenças, sem a necessidade de sedação.
Outro aspecto da adaptação diz respeito ao acasalamento. Atualmente, Ailin é o único zebra no zoológico, mas uma fêmea deve chegar no próximo ano para acompanhá-lo. "Zebras são animais que vivem em grupos, então ele precisará de um parceiro", diz Wallison. Devido a isso, a ursa-de-óculos chamada Liz, que estava no Zoológico de Brasília, foi transferida para Cotia para fazer companhia a um macho da mesma espécie.
Alguns animais, no entanto, preferem viver sozinhos. Os lobos-guarás, por exemplo, ficam em recintos separados, mesmo que haja três expostos ao público. Eles se reúnem apenas durante o acasalamento. O casuar, uma ave australiana com fama de mal-humorada, também vive isolado no zoológico.
Além de Ailin, da futura zebra fêmea e da ursa-de-óculos, a troca entre os zoológicos inclui um casal de suricates que está em Brasília, ainda se adaptando antes de ser apresentado ao público.
Visitação
Quem deseja ver Ailin pode visitar o Zoológico de Brasília de terça-feira a domingo, das 8h30 às 17h, e conferir todos os outros animais. O recinto da zebra está localizado ao lado do de uma girafa. Outra novidade é a atualização das placas informativas nos recintos, que agora incluem tradução em braille, Libras e um QR code para mais informações. "Em breve, o QR code também terá informações em inglês e espanhol", informa Wallison Couto.
Entre terça e quinta-feira, há uma promoção de ingresso, com o valor da meia-entrada a R$ 5. Nos outros dias, o ingresso integral custa R$ 10. Têm direito à meia-entrada crianças de 6 a 12 anos, idosos acima de 60 anos, estudantes, beneficiários de programas sociais e profissionais da educação do Distrito Federal, mediante comprovação.
Política ao Quadrado

0 Comentários