SUS oferece tratamento inovador para crianças com hemofilia no DF

Crianças com hemofilia no Distrito Federal agora contam com mais uma opção de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS): o medicamento Emicizumabe. 

A hemofilia é uma doença genética caracterizada por hemorragias frequentes, mesmo em lesões leves. O tratamento tradicional exige aplicações frequentes de medicamentos via veia e representa grande carga para as famílias. Com a incorporação do Emicizumabe pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a rotina de crianças com a condição poderá se tornar menos invasiva. 

O Emicizumabe foi lançado pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha e pelo secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, em cerimônia realizada na capital. O medicamento já estava disponível para adultos na rede pública e passa agora a ser liberado também para crianças até 6 anos sob a rede do SUS.

Segundo a Secretaria de Saúde do DF, a nova medicação permite aplicações subcutâneas e menos frequentes — em vez das típicas infusões venosas semanais ou diárias, o esquema passará a ser mais simples. Estudos apresentados apontam uma redução de mais de 77% nos sangramentos entre os usuários do novo tratamento. 

A expectativa é que o acesso ao Emicizumabe para crianças represente uma melhora significativa na qualidade de vida, com menor risco de complicações e menos impacto no dia-a-dia escolar e social. O governo federal estima que mais de mil crianças em todo o país serão beneficiadas com essa ampliação. 


Política ao Quadrado

Postar um comentário

0 Comentários