Uma suspeita de botulismo foi confirmada em um homem que consumiu pimenta em conserva no Distrito Federal. Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o caso ocorreu em setembro e o paciente encontra-se em recuperação domiciliar.
O que é o botulismo
A doença é rara, mas extremamente grave. Ela ocorre por causa da toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que atinge o sistema nervoso e pode causar paralisia muscular. No organismo, a toxina bloqueia a comunicação entre nervos e músculos, o que pode levar a sintomas como pálpebras caídas, visão dupla e dificuldade para respirar. Em bebês, o quadro pode envolver constipação intestinal, fraqueza muscular e choro fraco.
O caso no DF
Como se prevenir
Para evitar o botulismo alimentar, especialistas recomendam os seguintes cuidados:
- Sempre que preparar conservas, pastas ou temperos por conta própria, esterilize potes e tampas fervendo por pelo menos 15 minutos.
- Após abrir conservas, mantenha-as refrigeradas e não consuma se a tampa estiver estufada, o alimento tiver cheiro estranho ou se surgirem bolhas.
- Evite comprar conservas artesanais ou que não usem vedação adequada, especialmente em locais informais.
- No caso de bebê menor de 1 ano, evite oferecer mel ou alimentos que possam conter esporos da bactéria — o sistema digestivo ainda não é eficaz para combatê-los.
- Ao sentir sintomas após consumo de alimento suspeito — como visão dupla, dificuldade para respirar, fraqueza muscular ou vômitos intensos — procure atendimento médico imediato e informe sobre o que foi ingerido.
Política ao Quadrado

0 Comentários