Após dias de interrupção devido às severas enchentes que afetaram a região Sul do Brasil, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, anunciou a retomada das operações. A reabertura, que ocorreu na manhã de segunda-feira, trouxe alívio para passageiros e companhias aéreas que enfrentaram uma série de cancelamentos e adiamentos nos últimos dias.
As chuvas intensas que atingiram a capital gaúcha causaram alagamentos em diversas áreas, comprometendo a infraestrutura da cidade e, em especial, a do aeroporto. Na última semana, as pistas e as instalações sofreram danos, o que levou à decisão de suspender os voos para garantir a segurança de todos. A Infraero, responsável pela administração do aeroporto, mobilizou equipes de emergência para avaliar a situação e implementar as devidas reparações.
A reabertura do aeroporto foi precedida por uma série de vistorias técnicas que confirmaram a segurança das operações. De acordo com a Infraero, as obras emergenciais foram concluídas e as pistas estão em condições adequadas para receber aeronaves. “Estamos prontos para receber os passageiros novamente e retomar a normalidade das operações”, afirmou um representante da empresa.
Com a reabertura, o fluxo de passageiros começou a se restabelecer. Muitas pessoas que aguardavam a retomada dos voos expressaram alívio, principalmente aqueles que tinham compromissos inadiáveis ou viagens programadas. “Estava preocupado com a possibilidade de perder minha conexão. Agora, finalmente, posso seguir viagem”, disse um viajante que aguardava seu voo para São Paulo.
As companhias aéreas também se prepararam para atender a demanda reprimida. A Gol, a LATAM e a Azul anunciaram um aumento no número de voos nas próximas semanas, para ajudar a acomodar os passageiros que tiveram suas viagens afetadas. “Estamos fazendo o possível para minimizar o impacto e garantir que todos cheguem a seus destinos”, informou um executivo da LATAM.
Apesar da reabertura, as autoridades alertam para a necessidade de cautela. O serviço de transporte público e algumas vias de acesso ao aeroporto ainda estão em processo de recuperação. Recomenda-se que os passageiros verifiquem a situação do tráfego antes de se deslocarem até o terminal.
Com a volta do funcionamento do Aeroporto Salgado Filho, Porto Alegre inicia um processo de recuperação gradual, enquanto a cidade se reergue dos estragos causados pelas chuvas intensas.
Política ao Quadrado
0 Comentários