Final de semana de muito calor, saiba mais sobre o efeito pré-frontal

O Brasil deve enfrentar temperaturas elevadas neste fim de semana nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte, devido a um fenômeno climático chamado de efeito pré-frontal. Segundo o meteorologista Wanderson Luiz Silva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, essa onda de calor será intensificada antes da chegada de uma nova frente fria.

O efeito pré-frontal ocorre quando, antes da aproximação da frente fria, os ventos vindos do norte, mais quentes e secos, fazem com que as temperaturas subam ainda mais. Conforme explicado pelo Climatempo, o ar frio que se aproxima "pressiona" o ar quente, aumentando a vibração das moléculas do ar, o que eleva as temperaturas. Assim, mesmo que o clima já esteja quente, o efeito pré-frontal faz com que fique ainda mais quente. O fenômeno pode durar de algumas horas até um dia.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste sábado (14/9), cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte devem registrar temperaturas máximas acima de 30°C, com picos de 39°C, 33°C e 32°C, respectivamente. No Centro-Oeste, Brasília, Campo Grande, Cuiabá e Goiânia também terão dias quentes, com máximas de 32°C, 35°C, 40°C e 37°C. No Norte e Nordeste, Teresina e Manaus se destacam, com temperaturas de até 38°C e 37°C.

Já no domingo, as temperaturas caem um pouco no Sudeste, mas permanecem altas no Centro-Oeste e Norte, com Manaus e Palmas podendo registrar as maiores máximas, de 39°C.

A nova frente fria que deverá encontrar a onda de calor vem da Antártica, passando pela Argentina e Uruguai antes de chegar ao Brasil. Embora nem todas as massas de ar polar consigam alcançar o Sudeste e o Centro-Oeste, há um alerta da Climatempo de que essa frente fria poderá atingir o Sudeste neste fim de semana.


Política ao Quadrado

Postar um comentário

0 Comentários