Em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiânia, foram instalados 101 totens de segurança para o uso da população. Esses dispositivos estão estrategicamente posicionados em locais movimentados da cidade, como terminais de ônibus, praças, unidades de saúde, shoppings, escolas e avenidas com grande fluxo de pedestres.
Projetados para ampliar a segurança dos moradores e visitantes, especialmente aqueles que circulam a pé, os totens têm quatro metros de altura, são blindados e equipados com giroflex, sirene, câmeras de monitoramento 360º, botão de emergência e sistema de comunicação de áudio conectado ao Centro de Inteligência Tecnológica (CIT). Se alguém se sentir em perigo, pode acionar o botão de emergência, o que notifica imediatamente o CIT. A partir daí, uma equipe de segurança é despachada para o local indicado para prestar assistência.
De acordo com o secretário de Segurança Pública de Aparecida, Jorge Marreiros, esses totens são interativos e prometem um tempo de resposta rápido em situações de emergência. Ele destacou que Aparecida se tornará um modelo para outros municípios no investimento em tecnologia e segurança.
Além de monitorar em tempo real, os totens utilizam inteligência artificial para reconhecimento facial e de placas veiculares. Também possuem um sistema anti-vandalismo que dispara um alarme em caso de tentativa de depredação. O investimento total nos 101 totens foi de R$ 22,1 milhões, financiado por recursos próprios e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, visando melhorar a segurança pública e facilitar o trabalho das forças de segurança na prevenção e investigação de crimes.
A cidade já conta com um sistema extenso de videomonitoramento, composto por 3.275 câmeras, incluindo unidades escolares e de saúde. Esse sistema, monitorado 24 horas no CIT, é operado em colaboração pela Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu e SMTA, reforçando a segurança em prédios públicos, praças, ruas e avenidas.
Fonte: Prefeitura de Aparecida de Goiânia
Política ao Quadrado

0 Comentários