Túnel Rei Pelé terá interdição parcial nesta quinta e sexta: saiba os horários e as rotas alternativas

DER-DF realiza manutenção preventiva nos 52 ventiladores da estrutura subterrânea. Trabalhos são das 23h às 5h — uma faixa fica liberada em cada sentido. Entenda por que esse túnel é tão importante para os 140 mil motoristas que usam a via diariamente

Quem usa o Túnel Rei Pelé para se deslocar entre Taguatinga, Ceilândia, Samambaia e o Plano Piloto precisa se programar nos próximos dois dias. O Departamento de Estradas de Rodagens do Distrito Federal (DER-DF) anunciou que o túnel será parcialmente interditado nesta quinta-feira (25/6) e sexta-feira (26/6), para realização de manutenção preventiva nos sistemas de ventilação da estrutura.

A boa notícia é que as obras acontecerão na madrugada — e uma faixa de tráfego será mantida liberada em cada sentido durante os serviços.

O que vai acontecer e quando

A interdição segue um cronograma dividido por sentido:

Quinta-feira, 25 de junho — das 23h às 5h, o bloqueio parcial ocorre no sentido Ceilândia → Brasília.

Sexta-feira, 26 de junho — das 23h às 5h, a interdição muda de lado: sentido Brasília → Ceilândia.

Durante os serviços, o DER-DF garante que o fluxo será liberado para os veículos em pelo menos uma das faixas em cada sentido — o que reduz o impacto para quem precisar usar a via nesse período.

O que está sendo feito — e por que é importante

Os trabalhos desta semana têm como foco a manutenção preventiva dos 52 jatos de ventiladores instalados no interior do túnel. Segundo o DER-DF, durante a intervenção será realizada a aferição de vibração e ruídos em cada um dos equipamentos — que pesam, individualmente, aproximadamente uma tonelada.

O objetivo é garantir que os ventiladores operem dentro das especificações técnicas do fabricante. A manutenção desse sistema não é opcional: são justamente esses ventiladores os responsáveis pela qualidade do ar no interior do túnel e pela resposta rápida em casos de acidentes — como incêndios ou colisões que gerem fumaça no ambiente subterrâneo.

O DER-DF ressalta que esse tipo de manutenção ocorre mensalmente, o que demonstra o nível de atenção técnica exigido por uma estrutura dessa complexidade. O Túnel Rei Pelé conta com uma Central de Controle Operacional com 20 câmeras que monitora o tráfego 24 horas por dia, além de suporte permanente de guinchos na região.

Por que esse túnel é tão importante para o DF

A notícia da interdição — mesmo que parcial e noturna — é suficiente para causar atenção porque o Túnel Rei Pelé se tornou, em apenas três anos de operação, uma das artérias mais vitais do sistema viário do Distrito Federal.

Um dos mais bem-sucedidos projetos de mobilidade do GDF, o Túnel Rei Pelé transformou o dia a dia de Taguatinga. Concluída em tempo recorde, em dois anos e dez meses, a obra recebeu investimento de R$ 275 milhões e gerou mais de 1,6 mil empregos, beneficiando cerca de 140 mil pessoas. A passagem subterrânea foi entregue em 5 de junho de 2023 e, desde então, garante conforto e segurança à população que trafega de Ceilândia e outras regiões — como Samambaia e Sol Nascente/Pôr do Sol — ao Plano Piloto, e vice-versa.

Antes da abertura do túnel, a realidade era bem diferente. "Se houvesse algum acidente, demorava até 1h20 para passar pela área. Em dias sem nenhum problema, levava de 45 minutos a 1h. Hoje é muito diferente: em horários de pico, são no máximo 10 minutos para atravessar tudo e seguir para Águas Claras", conta Washington Cordeiro, aposentado morador de Ceilândia.

A mudança foi radical. Com um fluxo de aproximadamente 137 mil veículos por dia, a Avenida Central era caótica. Carros, caminhões e ônibus disputavam espaço com pedestres em oito faixas de rolamento. O trecho é de apenas 1 quilômetro, mas o engarrafamento era muito grande. Hoje os ônibus passam por cima, os veículos passam por baixo e acabou aquele congestionamento, resume o administrador regional de Taguatinga, Ezequias Pereira da Silva.

Uma obra que o DF esperou mais de 40 anos

A manutenção desta semana é um lembrete de que zelar pelo Túnel Rei Pelé vale o esforço. A estrutura foi aguardada por décadas. Aguardado há mais de 40 anos, o Túnel Rei Pelé foi entregue em 5 de junho de 2023, no aniversário de 65 anos de Taguatinga.

O complexo viário redesenhou o fluxo de veículos e devolveu o protagonismo do espaço urbano aos pedestres e ao comércio local. A grande virada de chave do projeto foi a segregação do tráfego: o túnel conta com três faixas de rolamento em cada sentido, conectando diretamente a Avenida Elmo Serejo à Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

Na superfície, o boulevard passou a concentrar calçadas acessíveis, estacionamentos, ciclovia, paisagismo, iluminação e faixas exclusivas para ônibus, separando os fluxos que antes dividiam o mesmo espaço.

Três anos depois da inauguração, os números confirmam o acerto da obra. O Túnel Rei Pelé se consolidou como uma das mais importantes obras de mobilidade urbana já realizadas no Distrito Federal — e a manutenção preventiva de seus sistemas é exatamente o que garante que essa conquista continue funcionando por muitas décadas.

Resumo para o motorista

Quinta, 25/06 → das 23h às 5h | Sentido Ceilândia → Brasília | Interdição parcial | Uma faixa liberada

Sexta, 26/06 → das 23h às 5h | Sentido Brasília → Ceilândia | Interdição parcial | Uma faixa liberada

Motivo: manutenção preventiva dos 52 ventiladores do sistema de qualidade do ar

Responsável: DER-DF

Frequência: manutenção mensal de rotina


Política ao Quadrado

Postar um comentário

0 Comentários