Morreu na noite de sexta-feira (18/7) o publicitário Roberto Duailibi, aos 89 anos, um dos principais nomes da propaganda nacional e cofundador da renomada agência DPZ.
Nascido em Campo Grande (MS) em 1935, Duailibi mudou-se ainda criança para São Paulo, onde formou-se em 1956 pela Escola de Propaganda de São Paulo (atual ESPM). Iniciou sua carreira aos 17 anos na Colgate-Palmolive e passou por grandes agências como JWT, McCann Erickson e Standard Propaganda, exercendo posição de vice-presidente de criação.
Em 1968, uniu-se a Francesc Petit, José Zaragoza e Ronald Persichetti para criar a DPZ, agência responsável por campanhas emblemáticas como o “Garoto Bombril”, o “Baixinho da Kaiser” e iniciativas para Itaú, Sadia e Nestlé. Em 1969, foi eleito “Publicitário do Ano” no Prêmio Colunistas.
Além do trabalho em agências, Duailibi destacou-se como escritor e docente. Foi professor, diretor de cursos da ESPM e lecionou na ECA-USP, além de integrar a Academia Paulista de Letras desde 2015.
Também foi presidente da ABAP em três gestões e integrou conselhos de instituições como a Fundação Bienal de São Paulo e o Fundo Social de Solidariedade.
Figura tutelar na publicidade, Duailibi influenciou gerações de profissionais — “a DPZ foi uma escola de talentos e criatividade”, relembrou o publicitário Luiz Lara.
O velório ocorre neste sábado (19/7), no Cemitério do Morumbi, em São Paulo, das 9h às 16h, com sepultamento previsto para as 16h.
Legado e impacto
- Criador de campanhas icônicas que moldaram a comunicação brasileira nas décadas de 70, 80 e 90.
- Mentor e educador respeitado — influenciou nomes como Washington Olivetto e Nizan Guanaes.
- Autor de obras relevantes, como Cartas a um Jovem Publicitário e Criatividade & Marketing.
Com mais de sete décadas dedicadas à publicidade, Roberto Duailibi deixa um legado duradouro, marcado por criatividade, liderança e inspiração para toda uma geração. A DPZ, que batizou com as iniciais de seus fundadores, continuará ecoando o seu compromisso com a inovação e excelência.
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