O Cine Brasília será ampliado com um novo anexo e uma cinemateca

O Cine Brasília em breve contará com um novo anexo. Este espaço estava previsto no projeto original de Oscar Niemeyer e será construído após a seleção de um projeto arquitetônico, a ser escolhido por meio de um concurso público. De acordo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), o edital para o concurso será publicado nas próximas semanas.

"Este é um pedido antigo da comunidade cultural e, agora, está prestes a se tornar realidade", afirma Abrantes. "O objetivo do concurso é selecionar o projeto, que será destinado a criar um tipo de memorial, com salas de discussão, por exemplo. Também é uma das funções do Cine Brasília transformar-se em uma cinemateca. O novo anexo poderá, inclusive, abrigar o acervo do cineasta Vladimir Carvalho."

Sérgio Moriconi, professor e cineasta, e integrante da curadoria do Cine Brasília, celebra a novidade: "É muito relevante que essa ideia tenha sido retomada, com a ampliação do Cine Brasília, oferecendo novas salas de cinema, espaços para discussões e uma biblioteca."

Moriconi também destaca a importância de criar uma cinemateca: "Nossa cidade tem uma história marcante, com cinegrafistas que documentaram a construção de Brasília desde o início. Assim, a cinemateca será um lugar de memória, um espaço dinâmico para discussões sobre o cinema de Brasília e para preservar todas as obras cinematográficas e fotográficas que documentaram a cidade, e que continuarão a documentá-la no futuro."


Política ao Quadrado

Postar um comentário

0 Comentários