GDF Vai Privatizar Estacionamentos Públicos no Distrito Federal

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou que irá privatizar os estacionamentos públicos localizados em diversas regiões de Brasília, incluindo as quadras comerciais da Asa Sul e Norte, Sudoeste, SIG, SIA, setores bancários, comerciais e autarquias (Sul e Norte), além da Esplanada e Eixo Monumental, e os bolsões próximos às estações de metrô e BRT.

A medida prevê a contratação de uma empresa privada para implementar e gerenciar o sistema de estacionamento rotativo pago, conhecido como Zona Verde. A licitação será aberta em breve, com a concessão sendo válida por 20 anos.

A decisão foi oficializada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) no Diário Oficial do DF nesta sexta-feira (20/12). A expectativa é de que o edital de licitação seja publicado na próxima semana.

O contrato de concessão abrange todas as etapas do projeto, desde a implantação até a operação do sistema de estacionamento, incluindo a manutenção das áreas de estacionamento rotativo.

O objetivo da Zona Verde é melhorar a disponibilidade de vagas, reduzir o tempo de procura, aumentar a rotatividade dos espaços e otimizar a mobilidade no trânsito da capital federal.

O processo licitatório será conduzido pela Semob. Segundo o secretário de Mobilidade, Zeno Gonçalves, a concessão será financeiramente vantajosa para a concessionária, sem custos para o GDF. A empresa vencedora será aquela que apresentar a melhor oferta. Gonçalves explicou que a concessionária deverá investir seus próprios recursos para a implementação da Zona Verde, e o GDF terá direito a uma participação mínima de 20% na receita bruta. A previsão é que o governo arrecade cerca de R$ 15 milhões anuais, além de um pagamento inicial de aproximadamente R$ 54 milhões.

Além disso, o sistema será integrado ao transporte público do DF, com a intenção de incentivar o uso de ônibus e metrô. Uma das propostas é que motoristas que estacionarem nas áreas específicas e utilizarem o transporte público, como o metrô ou o BRT, não precisem pagar pela Zona Verde. O secretário de Mobilidade ressaltou que a medida visa não só a melhoria na utilização dos estacionamentos, mas também a redução dos congestionamentos e acidentes de trânsito.


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