Aneel mantém a bandeira verde para as contas de luz em janeiro de 2025

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (27), que a bandeira tarifária para o mês de janeiro de 2025 será verde, o que significa que não haverá cobrança adicional nas contas de luz. Essa decisão é consequência das boas condições de geração de energia no Brasil, resultando em custos mais baixos para a produção de eletricidade.

Durante o segundo semestre de 2024, o país enfrentou uma seca severa, o que levou a Aneel a adotar a bandeira tarifária vermelha em setembro, algo que não acontecia há mais de três anos. A decisão foi influenciada por fatores como o risco hidrológico (GSF) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), que, atualmente, está no valor mínimo de R$ 61,07 por megawatt-hora (MWh) no Sistema Interligado Nacional (SIN).

O Banco Central, no Relatório Trimestral de Inflação (RTI) de dezembro, apontou que a melhora nas condições climáticas tem impacto positivo, permitindo o retorno da bandeira verde. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) monitora mensalmente o custo variável da produção de energia, levando em conta a disponibilidade de água nos reservatórios e o acionamento de fontes mais caras, como as termelétricas.

Desde que foi implementado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias tem como objetivo refletir os custos reais da geração de energia elétrica, alertando os consumidores sobre as condições do setor e estimulando o uso mais consciente da eletricidade. Em 2024, o sistema foi acionado 61 vezes nas bandeiras amarela, vermelha 1, vermelha 2 e "escassez hídrica". O período mais longo de vigência da bandeira verde aconteceu entre abril de 2022 e julho de 2024, com o retorno dessa classificação agora em dezembro de 2024.


Política ao Quadrado

Postar um comentário

0 Comentários