A 18ª edição do Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) acontece nesta segunda-feira, 4 de novembro, das 8h às 17h, no Nuclão da instituição, localizado no Setor Comercial Norte. Desde maio de 2023, o evento tem sido realizado mensalmente, oferecendo atendimentos gratuitos a mulheres em situação de vulnerabilidade. Até agora, foram mais de 27 mil atendimentos em 17 edições.
O evento proporciona uma variedade de serviços nas áreas jurídica e de saúde, abordando temas como mediação, orientação legal, assistência psicossocial, além de exames de DNA, consultas com cardiologistas, eletrocardiogramas e técnicas terapêuticas, com a colaboração de instituições parceiras, como o Instituto Sabin e a Escola Nacional de Acupuntura (Enac). Também estão disponíveis exames de mamografia e citopatológicos, oferecidos pelo Sesc, assim como a autocoleta de HPV promovida pela Fiocruz.
Para as mulheres, especialmente mães, o evento contará com uma brinquedoteca e disponibilizará lanches durante os atendimentos. Outras iniciativas de combate à violência doméstica e apoio psicológico são realizadas em parceria com o Núcleo Judiciário da Mulher do Tribunal de Justiça do DF, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), e as polícias Militar e Civil.
Na esfera educacional, o Instituto Fecomércio-DF oferece vagas de estágio para jovens entre 14 e 24 anos, enquanto o Senac realiza inscrições para cursos gratuitos. A Secretaria de Educação também dará orientações sobre o Cartão Creche e o Cartão Material Escolar.
Em relação à inserção profissional, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet/DF) disponibiliza vagas de emprego, além de informações sobre seguro-desemprego, CTPS Digital e cursos de capacitação. O Banco Regional de Brasília (BRB) Mobilidade e a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) prestam atendimento sobre o uso de cartões de transporte, como o Cartão Social e o Passe Estudantil.
As parcerias também incluem a Caixa Econômica Federal, que oferece consultas sobre o PIS e FGTS, e a Secretaria da Pessoa com Deficiência, que fornece orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o passe livre. A Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) garante água potável aos participantes, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) oferece cortes de cabelo e maquiagem por meio da Carreta da Beleza.
Além dos serviços de apoio jurídico, social e de saúde, o evento contará com o Cras Móvel da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes/DF), que disponibiliza serviços socioassistenciais.
Política ao Quadrado

0 Comentários