Ponto Facultativo no Dia do Servidor Público - veja o que o que abre e o que fecha

Comemora-se nesta segunda-feira (28/10) o Dia do Servidor Público, que será considerado ponto facultativo para os servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) e do governo federal. Embora não seja um feriado, a data trará mudanças em alguns serviços e interrupções nas atividades na capital.

O Dia do Servidor Público foi instituído em 1937, durante a Era Vargas, e geralmente é decretado como ponto facultativo em diversas partes do Brasil. Neste ano, a decisão foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em janeiro.

Serviços que funcionarão normalmente:

Os ônibus do transporte coletivo operarão segundo a tabela de dias úteis, e o Metrô-DF funcionará das 5h30 às 23h30, sem mudanças. As escolas públicas e os 18 restaurantes comunitários também estarão abertos em seus horários habituais, assim como o comércio e as agências bancárias.

As emergências dos hospitais regionais, as unidades de pronto-atendimento (UPAs), a urgência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e a Casa de Parto de São Sebastião manterão atendimento 24 horas, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), disponível pelo telefone 192.

As equipes de operação e manutenção da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), da Companhia Energética de Brasília (CEB) e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) também trabalharão normalmente.

O Parque da Cidade estará aberto com segurança, embora sua administração permaneça fechada. Os espaços verdes geridos pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) funcionarão normalmente, e a Torre de TV estará aberta para visitação das 9h às 18h45. Os serviços da Defesa Civil, Polícia Militar (PMDF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e as delegacias da Polícia Civil do DF também estarão em operação, com atendimentos via telefone.

Serviços que não funcionarão:

As unidades básicas de saúde (UBSs), incluindo a assistência de saúde bucal e os pontos de imunização, estarão fechadas nesta segunda. Também não abrirão as farmácias de alto custo, ambulatórios e policlínicas do DF.

A Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto Federal de Brasília (IFB) não terão atividades no ponto facultativo, assim como as unidades do Na Hora, Procon, agências do Trabalhador, Conselho Tutelar e o Centro Integrado 18 de Maio.

As demandas urgentes para os conselhos tutelares podem ser registradas pelo telefone 125, e as solicitações ao Centro Integrado 18 de Maio serão atendidas pelo telefone 61 983-140-636, das 8h às 20h.

Além disso, não haverá expediente nos postos de atendimento do Departamento de Trânsito (Detran-DF) e no Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF). O Zoológico, o Planetário e o Jardim Botânico de Brasília estarão fechados, assim como os centros olímpicos e paralímpicos (COPs). Por não ser um feriado nacional, o Eixão do Lazer não terá bloqueio para veículos.

Por fim, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou que a administração pública federal também terá ponto facultativo nesta segunda-feira (28/10).


Política ao Quadrado

Postar um comentário

0 Comentários