Qualidade do ar volta a piorar no DF

A qualidade do ar em Brasília diminuiu de boa para moderada entre ontem e esta sexta-feira (20/9). De acordo com a plataforma internacional IQAir, a concentração de partículas PM2,5 no Distrito Federal está atualmente 5,8 vezes acima do limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Hoje, algumas áreas, como Noroeste, Lago Norte, o final da Asa Norte e Núcleo Bandeirante, amanheceram cobertas de fumaça.

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) informou que nas duas estações automáticas na Fercal a qualidade do ar foi classificada como boa.

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) ressalta que as partículas PM2,5 são poluentes com diâmetro inferior a 2,5 micrômetros. Se inaladas, podem chegar à região torácica do sistema respiratório, causando problemas de saúde. Segundo a OMS, o nível seguro de PM2,5 é de cinco microgramas por metro cúbico.

Os incêndios florestais no DF são um dos fatores que contribuem para o aumento da poluição do ar.

Histórico

Na manhã de quinta-feira (19/9), a qualidade do ar em Brasília variou de insalubre e moderada para boa, com a concentração de PM2,5 atendendo às diretrizes da OMS.

Na quarta-feira (18/9), a qualidade foi classificada como moderada, mas a concentração de PM2,5 ainda estava acima do recomendado. Já na terça-feira (17/9), o DF registrou um nível de poluentes 11,1 vezes superior ao valor anual indicado pela OMS, sendo o ar considerado insalubre para grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.


Política ao Quadrado

Postar um comentário

0 Comentários