O Ministério da Educação (MEC) começou hoje, 15 de abril, o período para solicitação de isenção na taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os interessados têm até o dia 26 de abril para realizar o pedido através da Página do Participante.
Além disso, este prazo também é válido para justificar ausências na edição do Enem do ano anterior. Em 2023, do total de 3,9 milhões de inscritos, 28,1% (cerca de 1,1 milhão) não compareceram ao primeiro dia de provas, enquanto 32% (aproximadamente 1,25 milhão) faltaram ao segundo dia.
O cronograma e as regras estão disponíveis no edital publicado em 1º de abril no Diário Oficial da União (DOU), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Segue o cronograma detalhado:
- Período de solicitação de isenção da taxa e justificativa de ausência: de 15 a 26 de abril
- Resultado das solicitações de isenção da taxa/justificativa de ausência: 13 de maio
- Período de recursos: de 13 a 17 de maio
- Resultado dos recursos: 24 de maio
Podem solicitar isenção da taxa do Enem 2024 os seguintes candidatos:
- Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio (em 2024) em escola pública cadastrada no Censo Escolar
- Indivíduos que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola particular
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)
Até o momento, o MEC não divulgou as datas de inscrições e realização das provas do Enem 2024, mas é esperado que o exame continue sendo aplicado em dois domingos consecutivos.
Tradicionalmente, no primeiro dia os participantes respondem a 90 questões de linguagens, ciências humanas e fazem a redação. No segundo dia, são 90 questões de matemática e ciências da natureza.
O Enem é a principal forma de ingresso ao ensino superior no Brasil e em algumas instituições de ensino no exterior, como em Portugal, Estados Unidos e Reino Unido.
Com a nota obtida no Enem, os estudantes podem concorrer a vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou financiamento estudantil através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Política ao Quadrado

0 Comentários