Taxa de isenção do Enem, fique ligado!

O Ministério da Educação (MEC) começou hoje, 15 de abril, o período para solicitação de isenção na taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os interessados têm até o dia 26 de abril para realizar o pedido através da Página do Participante.

Além disso, este prazo também é válido para justificar ausências na edição do Enem do ano anterior. Em 2023, do total de 3,9 milhões de inscritos, 28,1% (cerca de 1,1 milhão) não compareceram ao primeiro dia de provas, enquanto 32% (aproximadamente 1,25 milhão) faltaram ao segundo dia.

O cronograma e as regras estão disponíveis no edital publicado em 1º de abril no Diário Oficial da União (DOU), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Segue o cronograma detalhado:

- Período de solicitação de isenção da taxa e justificativa de ausência: de 15 a 26 de abril

- Resultado das solicitações de isenção da taxa/justificativa de ausência: 13 de maio

- Período de recursos: de 13 a 17 de maio

- Resultado dos recursos: 24 de maio


Podem solicitar isenção da taxa do Enem 2024 os seguintes candidatos:

- Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio (em 2024) em escola pública cadastrada no Censo Escolar

- Indivíduos que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola particular

- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)


Até o momento, o MEC não divulgou as datas de inscrições e realização das provas do Enem 2024, mas é esperado que o exame continue sendo aplicado em dois domingos consecutivos.

Tradicionalmente, no primeiro dia os participantes respondem a 90 questões de linguagens, ciências humanas e fazem a redação. No segundo dia, são 90 questões de matemática e ciências da natureza.

O Enem é a principal forma de ingresso ao ensino superior no Brasil e em algumas instituições de ensino no exterior, como em Portugal, Estados Unidos e Reino Unido.

Com a nota obtida no Enem, os estudantes podem concorrer a vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou financiamento estudantil através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Política ao Quadrado

Postar um comentário

0 Comentários