Como será o feriado de Corpus Christi



O Corpus Christi, que ocorrerá este ano na quinta-feira, 8 de junho, não é um feriado nacional no Brasil. Contudo, em algumas cidades como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), é reconhecido como feriado devido a legislações municipais específicas.

No Rio de Janeiro (RJ), ao contrário, não existe previsão de feriado oficial na legislação municipal. Anualmente, cada prefeitura costuma publicar a lista dos feriados municipais no início do ano.

Em Brasília, 8 de junho é considerado ponto facultativo para o funcionalismo público, não sendo feriado oficial. Para o ano de 2023, é possível consultar a lista completa de feriados e pontos facultativos no Distrito Federal.

Além disso, o governador Ibaneis Rocha decretou ponto facultativo para os servidores públicos locais também no dia 9 de junho, sexta-feira, conforme publicado no Diário Oficial do DF em 30 de maio. Importante ressaltar que algumas áreas essenciais, como saúde, segurança, comunicação, limpeza urbana, assistência social, vigilância sanitária e fiscalização tributária, do consumidor e de proteção urbanística, não são abrangidas por esse ponto facultativo.

Nos locais onde não há feriado, trabalhadores e empresas podem negociar a folga na quinta e sexta-feira. Em tais casos, a empresa pode solicitar compensação dos dias não trabalhados ou descontá-los no banco de horas.

A festa de Corpus Christi, cujo nome em latim significa "Corpo de Cristo", é celebrada pela Igreja Católica nesta data. Tradicionalmente, é marcada por celebrações religiosas e pela confecção de tapetes coloridos de serragem pelas ruas, onde procissões de fiéis ocorrem.


Política ao Quadrado

Postar um comentário

0 Comentários